Programa Segurança Presente será ampliado em Bangu e Campo Grande

Implantado em 2016, quando Eduardo Paes era Prefeito do Rio, o Programa Segurança Presente foi uma das estratégias de policiamento ostensivo que contribuiu e muito para a segurança de vários bairros da cidade.

No Centro, por exemplo, primeiro bairro a receber o patrulhamento, intitulado Centro Presente, houve redução de 70% dos roubos de rua e 50% de veículos. Os pedestres também passaram a se sentir mais seguros e a visitar a região com mais frequência. O mesmo aconteceu no Aterro do Flamengo, na Lapa e na Lagoa, locais de lazer para muitos cariocas que também tiveram o índice de violência reduzido.

Em sua próxima gestão à frente da prefeitura do Rio, Eduardo Paes quer viabilizar ainda mais a parceria com o governo do Estado para expandir o Segurança Presente em bairros da Zona Norte e Oeste e ampliar o programa em Bangu e Campo Grande, até o final de 2023.

Eduardo-Paes-transportes-Assumi também o compromisso de levar o Segurança Presente, utilizando a PM ou até a própria guarda municipal, para todos os grandes polos gastronômicos, todos os grandes centros comerciais da cidade, já a partir do ano que vem – lembrou Paes que, no último dia 29, esteve reunido com comerciantes de Vista Alegre, na Zona Norte, para apresentar a proposta.

No Programa Segurança Presente, o policiamento especial de uma determinada área é feito por policiais militares, agentes civis (egressos das Forças Armadas) e assistentes sociais que trabalham a pé, de bicicletas, motocicletas e viaturas, das 6h às 22h. O custo dessa operação é dividido entre a prefeitura e a iniciativa privada.

Atualmente, o Segurança Presente atua em 29 bairros do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. São eles: Lapa, Centro, Aterro do Flamengo, Lagoa, Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, Gávea, Tijuca, Méier, Laranjeiras, Bangu, Botafogo, Niterói, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, São Gonçalo, Grajaú/Vila Isabel, Copacabana, Bonsucesso, Irajá, Madureira, Jacarepaguá, Nova Iguaçu, Austin, São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo e em Queimados.

Clique aqui e conheça as propostas de Eduardo Paes para a melhoria da segurança no Rio.