Paes vai retomar programas e aperfeiçoar políticas para a saúde da mulher

Eduardo Paes vai retomar programas implementados em suas duas gestões como Prefeito do Rio e ainda criar uma Central de Regulação de Exames voltados especificamente para a mulher.

Nesta segunda-feira, dia 2, ele apresentou algumas de suas propostas enquanto esteve reunido com um grupo feminino de profissionais da saúde, em Bangu, próximo ao Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, inaugurado por Paes em 2012 e o primeiro do Rio dedicado exclusivamente às mulheres.

– Vamos reformar quatro das maternidades da prefeitura e ampliar o número de vagas. É fundamental também que seja criada uma Central de Regulação de Exames voltada para a saúde da mulher, com ultrassonografia e mamografia. Está muito difícil para qualquer mulher conseguir atendimento para realizar exames – destacou.

O candidato a Prefeito do Rio garantiu que vai retomar um dos programas de grande sucesso de sua administração: o Cegonha Carioca. Nele, a gestante realizava os seis exames pré-natais, recebia um kit enxoval, tinha à disposição uma ambulância para levá-la à maternidade no dia do parto, além de contar com o apoio de uma equipe médica durante a gestação e saber antecipadamente onde teria o seu filho.

As mulheres sempre tiveram importância nas ações de Paes à frente da prefeitura. Ele recordou vários programas que tiveram impacto na vida das cariocas.

– Ao fazer uma política pública na Saúde fundamentada no programa de atenção à saúde da família; ao fazer uma política pública na área de Educação que inclui o ensino integral; ao fazer um Espaço de Desenvolvimento Infantil; ao fazer uma política habitacional em que ao entregamos o apartamento e o colocamos no nome da mulher; ao fazer o cartão Família Carioca com o benefício pago à mulher, verificamos que um grande número de mulheres são chefes de família e, mesmo quando o marido está presente, são elas que comandam as estruturas familiares. Muitas vezes não tem como atender às famílias cariocas se isso não for feito através da mulher. As mulheres têm esse protagonismo, foi assim que fiz durante meus outros mandatos e é o que me comprometo a fazer novamente – ressaltou Paes.