Eduardo Paes quer voltar a implementar ações de fomento direto à cultura no Rio

 

Eduardo Paes vai retomar ações de fomento direto à cultura em sua próxima gestão à frente da Prefeitura do Rio. O objetivo é possibilitar que bairros da Zona Oeste e da Zona Norte recebam investimentos em programação, formação ou bases de produção cultural e artística.

-Vamos voltar com os editais do programa Ações Locais que tínhamos com as comunidades do Alemão e Cidade de Deus e recuperar equipamentos e espaços como o Imperator que reconstruímos, depois de anos de abandono, e agora está fechado. É o principal equipamento cultural do subúrbio carioca – disse Paes.

Ele fará o mesmo com as Lonas Culturais, onde ocorrem shows, peças teatrais, oficinas, feiras de arte e artesanato, cursos e outras atividades culturais.

O candidato também quer trazer de volta programas como o Areninhas, de incentivo ao esporte, geração de renda e oportunidade para a juventude, e o Bibliotecas do Amanhã, que contempla bibliotecas populares, conectadas e abertas à comunidade. Ambos os programas foram implementados por Paes quando ele foi Prefeito do Rio.

-Vou investir na Cultura e apostar alto porque também ajudará na retomada da economia para gerar emprego no Rio. A Cultura tem três papéis importantes: o lúdico, como um elemento de diversão e de relaxamento, o de integração social e o econômico, porque atrai investimentos para a cidade, intensifica em mão de obra e constrói a marca Rio de Janeiro – ressaltou.

Sobre o Carnaval, Eduardo Paes afirmou que não deixará de lado.

-O Carnaval é a maior manifestação cultural da cidade, é a marca do Rio de Janeiro – lembrou.