Paes planeja programa de ensino 2 anos em 1 para recuperar aprendizagem

Educação é uma das prioridades de Eduardo Paes em seu plano de governo para a Prefeitura do Rio. Várias propostas foram definidas para o setor em prol da qualidade do ensino.

Uma delas é o planejamento do programa “2 anos em 1” para a volta às aulas presenciais, com foco no diagnóstico da rede, acolhimento e reforço escolar. A iniciativa tem como meta recuperar o nível de aprendizagem dos alunos, prejudicado com o fechamento das escolas devido à pandemia da Covid-19.

– Também vamos lançar um programa que estamos chamando de “Conectados”. O objetivo principal desse programa é a distribuição de tablets, computadores e acesso à internet para todas as crianças da rede municipal, a partir de uma determinada idade – frisou Paes.

Ele destacou que ainda implementará medidas emergenciais em seus primeiros dias de governo, como a contratação de professores, para diminuir o desequilíbrio na qualidade educacional existente entre as instituições públicas e privadas.

– Vamos contratar 500 professores e voltar a fazer concurso – ressaltou o candidato a prefeito, que pretende expandir a oferta de Ensino em Tempo Integral para 100 mil novos alunos.

Segundo reportagem do jornal O Globo, a falta das aulas presenciais prejudicou mais de 450 mil alunos da alfabetização no Rio. Este número representa o total de inscritos no ciclo básico da alfabetização, considerando as redes pública e privada, de acordo com o Censo Escolar 2019.

— Não é possível alfabetizar à distância. A alfabetização depende fundamentalmente de orientar a criança para relacionar a cadeia sonora da fala com a representação de letras, traçados que ela precisa conhecer e reconhecer – disse à reportagem a doutora e livre-docente em Educação, Magda Soares, referência em alfabetização no país.

Veja aqui o que Paes quer fazer para recuperar a aprendizagem dos alunos da rede pública.  

Assista também aqui o que o candidato tem a dizer sobre a Educação no Rio. 

Conheça as propostas de Eduardo Paes para a Educação, clicando aqui.