Paes parabeniza médicos pelo dia de hoje e avisa que vai recontratar mil profissionais

Eduardo Paes já declarou que a área da Saúde é uma das prioridades em seu plano de governo.  Hoje, 18 de Outubro, Dia dos Médicos, o candidato a Prefeito do Rio não só parabenizou os profissionais como reconheceu a importância do trabalho de cada um deles dentro de suas especialidades. E reforçou as propostas que definiu para sua próxima gestão.

-Vamos reequipar a Saúde do município, recontratar os mil médicos e cinco mil profissionais de saúde demitidos pelo atual prefeito e recuperar as Clínicas da Família destruídas ou fechadas. As Clínicas da Família fazem parte de um projeto que implementamos e levou acesso à atenção básica a 4,5 milhões de cariocas. Elas vão voltar a funcionar e ser, mais uma vez, o espaço de chegada da população na rede pública, com bom atendimento, com agentes de saúde, com médicos – disse Paes.

Quando ele esteve à frente da Prefeitura do Rio, foram realizados investimentos na área da saúde.

-De 2009 a 2016, a Secretaria de Saúde contratou mais de dois mil médicos e criou o maior Programa de Residência Médica do Brasil. Hoje, a rede de saúde do Rio perdeu mais de mil médicos e os processos de formação praticamente acabaram. É hora de retomar as condições de trabalho e recontratar os médicos – ressaltou.

Paes também pretende oferecer vacinação contra a Covid-19 para a população, de todas as idades.

-Vamos preparar a rede básica para a vacinação, estruturando a atenção primária da saúde – disse.

A partir da adaptação de unidades de saúde já existentes, Paes quer implantar 21 clínicas de especialidades, como oftalmologia, cardiologia e odontologia, e 13 centros de diagnóstico por imagem até o final de 2023.

Outros desafios para a área da Saúde são reformar todas as UPAs e diminuir a fila dos Sisreg (Sistema de Regulamentação).

– As pessoas hoje procuram exames, consultas e não conseguem porque essa fila triplicou – explicou o candidato, que quer reduzir 30% do tempo de espera até o fim do seu mandato.

Confira aqui as propostas de Eduardo Paes para a área da saúde no Rio.

Veja aqui o que o candidato tem a dizer aos médicos em seu canal do Facebook.