Além da homenagem às pessoas com deficiência, Paes assina carta-compromisso

Carta-compromisso-PCDHoje, 11 de Outubro é Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. A data, comemorada em todo o território nacional, tem como finalidade promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física.

Pensando nisso, Eduardo Paes assinou uma Carta-compromisso para as pessoas com deficiência na qual lista as ações que vão garantir o suporte do poder público municipal em seus processos de desenvolvimento e participação social.

– A data de hoje é uma oportunidade de repensarmos o quanto o Rio precisa melhorar para ser efetivamente uma cidade inclusiva. Um lugar em que a pessoa com deficiência, assim como todas as outras, possa circular com autonomia e segurança. Precisamos avançar neste sentido – disse o candidato a prefeito.

No documento firmado estão incluídas 13 medidas que incluem desde a ampliação de parcerias com a Rede de Instituições de atendimentos às pessoas com Deficiência e com a Rede Histórica Conveniada (RHC) como a implementação de políticas de mobilidade urbana e acessibilidade em toda cidade, preferencialmente nas áreas de convergências de circulação; a viabilização de transporte adequado para realização de consultas, exames e cirurgias na rede municipal de saúde e a inclusão nas escolas da rede municipal, por meio da capacitação de professores e da adaptação dos espaços.

Também serão criados e implementados a Política Municipal de Promoção e Inclusão da Pessoa com Deficiência, novos Centros Integrados de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD) e, dentro deles, Núcleos de Orientações Jurídicas e de Cidadania.

Conheça aqui a íntegra da Carta-Compromisso.