A obrigatoriedade de comprovação da vacinação contra a Covid-19 para que cariocas e turistas possam frequentar uma série de lugares públicos de convivência coletiva, popularmente chamada de “Passaporte da Vacina”, só passa a valer a partir de 15 de setembro, mas o anúncio feito pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, já começa a surtir resultados positivos. O dia seguinte à publicação do decreto, a pasta bateu um recorde de vacinação para um sábado de repescagem: 48.531 primeiras doses aplicadas. Um número três vezes maior do que o total do sábado anterior, dia 21 de agosto. Valem como comprovante tanto a Carteira de Vacinação física, em papel, como a digital gerada pelo aplicativo ConecteSUS.
Cinco dias após a publicação do decreto, o número de cariocas com a primeira dose pendente caiu de 279 mil para 224 mil — uma redução de cerca de 20%. Um impacto sugerido também pelo volume de pesquisas na internet. Segundo a ferramenta Google Trends, as buscas pelo aplicativo Conecte SUS em 27 de agosto, dia em que os decretos foram publicados, tiveram o maior pico de toda a série histórica no Estado do Rio, com números alavancados pela capital. O termo “repescagem” também registrou um pico de busca.
Nas redes sociais, o apoio ao Passaporte da Vacina supera 70% das mensagens sobre o tema, o que indica um amplo apoio popular à ideia. Vale ressaltar que atualmente a cidade do Rio possui quase 97% da população adulta vacinada com a 1ª dose e quase 50% do mesmo grupo com a segunda dose ou dose única. A alta adesão à vacinação comprova que a população confia na ciência e apenas uma minoria (entre 1% e 3%) não está disposta a contribuir para o fim da pandemia.
Nas redes sociais, o prefeito celebrou o aumento da procura por vacinação.
Deu para entender? Ou precisa desenhar? pic.twitter.com/DSC72YWqIL
— Eduardo Paes (@eduardopaes) September 1, 2021
PASSAPORTE DA VACINA – RIO
A Prefeitura publicou na última sexta-feira (27/08), no Diário Oficial, decretos que estabelecem a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 para acesso a uma série de estabelecimentos e para atendimento em alguns serviços. A exigência passará a valer a partir do dia 15 de setembro. A apresentação do comprovante de imunização será exigida em estabelecimentos e locais de uso coletivo, tais como academias de ginástica, estádios e ginásios esportivos, cinemas, teatros, museus, galerias e exposições de arte, convenções, conferências, entre outros. A vacinação também será condicionante para que as pessoas sejam submetidas a cirurgias eletivas nas redes pública e privada; e sejam incluídas ou mantenham acesso ao Programa Cartão Família Carioca.
A comprovação da imunização poderá ser feita pela certificação digital da plataforma ConecteSUS, ou com a apresentação do comprovante ou da caderneta de vacinação em papel, ao ingressar nos locais coletivos ou outros casos. A quantidade de doses registradas exigida deverá estar de acordo com o calendário vacinal da cidade do Rio de Janeiro no momento.
__________________________________
Foto em Destaque: Aline Massuca/Metrópoles