ANTERIOR
Rio 2016: jogos terão início em trê...
02/08/2013 - 19h53min
PRÓXIMO
Resolução de problemas em visita a comunidades ...
08/08/2013 - 15h14min

Prefeitura inaugura nova usina de asfalto no Caju

07/08/2013 - 18h16min
  • A+
  • A-
Prefeitura inaugura nova usina de asfalto no Caju

Construção feita com tecnologia totalmente nacional é a mais moderna do país e vai produzir todos os tipos de asfalto

A prefeitura do Rio inaugurou nesta quarta-feira, 7, a nova usina de asfalto do Caju, na Zona Norte. A construção tem tecnologia 100% nacional e é a mais moderna do país. Esta é a quarta usina de asfalto no Rio de Janeiro e vai substituir a Usina de Reciclagem de Asfalto da avenida Francisco Bicalho, no Centro, que terá as atividades encerradas na próxima semana. O terreno da antiga usina fará parte do processo de revitalização da Zona Portuária.

A Usina de Asfalto Antonio Ramos, no Caju, é totalmente automatizada, permitindo um controle total da produção.  No local, serão produzidos todos os tipos de asfalto, entre eles o chamado CPA (Camada Porosa de Asfalto), que permite que a água da chuva seja absorvida no revestimento da pavimentação, evitando a formação de bolsões d’água na pista em dias chuvosos. Também será fabricado o asfalto colorido, com pigmentos na mistura, utilizado para sinalizar as vias oferecendo mais segurança aos motoristas.

O material proveniente da sobra do trabalho de fresagem em vias da cidade será reciclado e reaproveitado na nova usina e transformado em asfalto novo. Segundo o Coordenador de Produção Industrial das Usinas de Asfalto da Prefeitura, Marcio Arzua, a construção representa um grande avanço tecnológico para a cidade do Rio de Janeiro e também é sustentável.

- A capacidade de automação da usina é o diferencial. Conseguimos controlar todo o processo, garantindo a melhor qualidade possível. Quando você gasta menos energia, menos material, quando emite menos poluição para o ambiente, está garantindo melhoria das condições ambientais.

Muitos operários da antiga usina, na Francisco Bicalho, foram transferidos para a Usina de Asfalto do Caju. Um deles, o mecânico de manutenção de máquinas Augusto Valério da Silva, tem quase 40 anos de serviços prestados à prefeitura e afirma ter muito orgulho de trabalhar na pavimentação das ruas da cidade.

- Uma vez, conversando com um motorista de táxi, ele me disse que a malha do asfalto melhorou muito. A gente vem fazendo um trabalho para isso, para que a população fique satisfeita e a gente também fique satisfeito com o nosso trabalho. A cidade merece este tratamento, declarou feliz o operário.

  • A+
  • A-

Notícias Relacionadas

Comentários bloqueados

Receba Atualizações