ANTERIOR
Prefeitura promove o segundo hangout, desta vez sobre ...
22/11/2013 - 20h46min
PRÓXIMO
Há 105 anos, Rio era chamado de Cidade Maravilhosa ...
29/11/2013 - 09h38min

Eduardo Paes é eleito presidente do C40

26/11/2013 - 17h08min
  • A+
  • A-
Eduardo Paes é eleito presidente do C40

O prefeito Eduardo Paes foi eleito nesta terça-feira (26) presidente do grupo C40, organização líder mundial em ações climáticas.

Em um encontro na prefeitura de Nova York, o prefeito Eduardo Paes foi eleito o próximo presidente do grupo C40 de Liderança Climática das Cidades. A posse será em fevereiro, durante a Conferência de Prefeitos do C40, em Johanesburgo, na África do Sul. Eduardo Paes sucede o prefeito de Nova York, Michael R. Bloomberg, presidente do grupo nos últimos três anos.

Berlim, Buenos Aires, Hong Kong, Houston, Jacarta, Johanesburgo, Londres, Nova York, Seul e Tóquio são algumas das cidades que participam do C40. Essa é a primeira vez que uma cidade emergente preside o grupo. Eduardo Paes permanecerá no posto durante três anos. O prefeito falou sobre a importância do novo posto. Para pertencer ao C40, a cidade precisa ter um mínimo de cinco milhões de habitantes.

- É uma grande honra, estou muito entusiasmado em levar a organização adiante e em construir algo de impacto global a partir do legado do prefeito Bloomberg. Assumir a presidência da C40 é uma oportunidade fantástica para o Rio e para o Brasil. O Rio é a primeira cidade de um país em desenvolvimento do Hemisfério Sul a assumir a presidência. Cada vez mais as cidades assumem um protagonismo maior. O processo de intercâmbio entre elas é fundamental e é exatamente isso que o C40 faz, disse Paes.

Eduardo Paes definirá a direção estratégica da organização a partir do legado de Bloomberg, que estabeleceu o C40 como a organização líder mundial em ações climáticas. Como presidente do Conselho, o prefeito Bloomberg vai gerenciar as operações diárias da equipe e será o conselheiro do novo presidente e da organização.

O C40 foi criado em 2005 pelo ex-prefeito de Londres, Ken Livingstone, tendo 18 cidades com integrantes. Em menos de um ano, o número de prefeituras filiadas chegou a 40, chegando atualmente a 58 cidades. Depois de Livingstone, David Miller, prefeito de Toronto, presidiu a entidade e foi sucedido por Bloomberg, que agora passa a posição para Paes, eleito em agosto.

O C40 é a principal rede global de megacidades e atua para promover o desenvolvimento urbano sustentável por meio de estratégias para enfrentar as mudanças climáticas e ampliar a resiliência das cidades. O objetivo é implementar estratégias para redução das emissões de carbono nas megacidades e ampliação da resiliência das comunidades locais. Mais informações em www.c40cities.org.

  • A+
  • A-

Notícias Relacionadas

Comentários bloqueados

Receba Atualizações